Continue a Nadar... Continue a Nadar. O dia em que venci o concurso de melhor instrutor do Brasil

 Você já deve ter passado por uma situação parecida, em que você trabalha, produz, estuda e a vida se parece monótona, repetitiva, sem brilho. Parece que um robô poderia facilemente substituir seu trabalho, ja que você não vê um sentido.

Há 17 anos trabalho no trânsito, entre a operação de trânsito e a sala de aula, educando os candidatos a primeira habilitação. Num certo momento, achei que poderia ser diferente, ser uma referência, ser importante para aqueles que ali estavam, alguns com muita vontade de aprender, outros de cabeça baixa, dormindo, já que não queriam estar ali.

No meu trabalho de servidor público, percebo que não há o que você faça que seja de interesse dos seus superiores, aliás, trabalhar requer empenho, e se assim o fizer, vai encher a mesa dele de demandas, oque nem sempre é bem visto.

Mas dia apos dia continuo, realizando meus afazeres e agora produzindo conteúdo digital. Esse conteúdo foi o divisor de àguas entre o trabalho cansativo e rotineiro e a busca por mais informação. Meus seguidores a cada dia me desafiando com perguntas das mais difíceis, me levando a encontrar a informação e entregar meu melhor.

Com isso, me senti motivado, capaz de criar novas ideias, novos artigos e até mesmo palestrar e ministrar cursos. Estar na frente da sala de aula ou de uma sala de reunião é o melhor dos meus psicólogos. Reeber diariamente mensagens carinhosas dos meus alunos me alegra, me enternece.

Com isso, ao rolar o feed de uma rede social, encontro um concurso, com um nome curioso e ainda mais desafiador: "O MELHOR INSTRUTOR DO BRASIL". No primeiro momento você diz "Será!?", mas no fundo você deseja participar. Fiz a inscrição.

Diariamente pesquisando sobre o assunto, procurando a melhor informação. Um texto sobre transporte coletivo, que até domino, mas não como operador, mas como fiscalizador. 5 vídeos de matérias que nem trabalho diariamente, mais um desafio a tentar romper. Entreguei os materiais na certeza que fiz o meu melhor naquele momento, mas não acreditei ser o meu melhor.

Dias se passaram e recebo a nóticia que me alegra novamente. Fui eleito o melhor instrutor do Brasil. Prêmio que fez acordar, rebobinar minha fita VHS empoeirada de 17 anos de trabalho na área de trânsito. Lá, onde me sentia encostado, desmotivado e sem valor, e me fez lembrar da alegria do momento que fui aprovado no concurso público, participei de eventos, cursos, palestras, e a cada lugar que estava, recebia uma peça do meu quebra-cabeças, me transformando.

Lembrei de cada professor, de cada aula, de cada frase motivadora, e me deu uma reformada, me mostrou que na verdade não era o mundo que me cansava, e sim eu mesmo estava empoeirado pela falta de movimento, como um carro de herança que fica jogado e coberto por uma lona ha muitos e muitos anos.

Há 17 anos o trânsito me mostrou um caminho que sonhei, e hoje, percebi que a vida não começa na conquista do título, mas entre todos os dias desde que comecei esta tarefa até hoje, a minha história neste meio foi fundamental, necessária, estimulante e real.

Não se encoste, se mova e produza. O seu reconhecimento pode estar em outro lugar, não ali onde você sempre esperou. Assim como diz o grande pensador Brasileiro Clóvis de Barros Filho, quem sou muito fã: A vida que vale a pena está naquele segundo de vida que você não queria que terminasse. e foram muitos estes segundos que estavam guardados nos meus 17 anos,  mas alguma coisa o encobria.

Obrigado a todos que até hoje fazem parte deste momento, em especial minha esposa que me acompanha diariamente e é a maior conquista que até hoje tive até agora.

Serão poucas pessoas a ler, mas tai um momento que me lembrará como a vida vale a pena.

Comentários